Skip to content Skip to footer

Clima de Eleição 2020

Duração: 8 meses (04/2020 ~ 11/2020)


Apoiadores: NOSSAS, KAS Brasil

Descrição: O programa de lançamento da organização compila todas as estratégias utilizadas nas Eleições Municipais de 2020.

A principal iniciativa foi a capacitação virtual “Curso Clima e Cidades para Candidaturas do Legislativo”, que cobria as temáticas de negociações internacionais, política climática nacional e estadual, política municipal e melhores práticas locais. Foram quase 600 pessoas inscritas que tiveram acesso aos conteúdos de forma gratuita durante três meses.
As candidaturas interessadas em entender mais sobre a agenda climática deveriam assinar um compromisso de internalizar a temática em sua atuação caso fossem eleitas, além de ter que se reunir com a organização, que deveria continuar monitorando e construindo em conjunto um plano de ação climático para seu município.
Uma vez que a candidatura completasse a formação com excelência passando por todas as avaliações de conhecimento, ela passava a ter acesso a selos e um certificado de qualificação. Mais importante de tudo, seu nome passava a ser publicizado em uma plataforma digital para que o eleitorado pudesse escolher candidaturas engajadas com o clima.

No fronte de engajamento do Executivo, também foi realizada a “Análise de Planos de Governo das Capitais Brasileiras”, em que se analisou 523 planos de candidaturas à prefeitura das 26 capitais brasileiras, dos ciclos eleitorais de 2020 e 2016. O objetivo dessa pesquisa era verificar o reconhecimento da crise climática pelos potenciais futuros tomadores de decisão, servindo como uma base para iniciativas de advocacy climático da sociedade civil.
Os resultados dessa análise podem ser encontrados na plataforma virtual “Análise de Plano de Governo”, podendo ser filtrados por região e município, e também na publicação “O que Dizem os Planos de Governo”, que explica a metodologia em detalhe.

Nosso impacto:
401 candidaturas comprometidas com o clima
253 Municípios de todas as cinco regiões do país
27 dos 33 partidos políticos
21 representantes eleitos
523 planos de governo analisados

A iniciativa foi vencedora do 2020 Youth Policy Case Competition, do TEP-A da ONU Mudanças Climáticas, e foi finalista na competição 2020 Ne

Best Choice for Creatives

This Pop-up Is Included in the Theme

Purchase Now